A psicoterapia é um dos serviços oferecidos pela psicologia, e hoje em dia, é uns dos mais indicados para quem busca o bem estar emocional. No entanto, nem sempre fica claro quando devemos buscar ajuda de uma psicóloga(o), o que pode prolongar ou agravar um sintoma ou questão a ser trabalhada. A seguir, informo brevemente sobre o que é a psicoterapia, e aponto alguns sinais indicativos de que você deve buscar ajuda profissional.

 

O que é psicoterapia e para que serve?

A psicoterapia é um processo colaborativo entre um psicólogo e o seu cliente, cujo objetivo é promover, recuperar e manter a saúde mental. Estar bem mentalmente implica em um rede de fatores que impactam a qualidade de vida do indivíduo. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), eles são: a realidade social, econômica, política, cultural e ambiental.

Sendo assim, a psicoterapia será um serviço importante para que você possa refletir sobre o sentido dado às suas experiências dentro de uma determinada realidade social, histórica e cultural.

Quando devo buscar ajuda profissional?

  É comum chegar na clínica queixas voltadas a ansiedade, tristeza, medo, apatia, estresse e raiva nos mais diversos contextos. Os sentimentos quando estão em excesso, funcionam como uma lente monocromática para todas as experiências vividas. A vida pode ficar ameaçadora, irritável, sem graça ou sem sentido. No entanto, a busca por psicoterapia não parte somente do sofrimento. Há quem queira conhecer-se melhor, descobrir novos interesses, se reinventar ou tomar decisões mais assertivas.
 

 Veja a seguir os principais sinais de que você deve buscar a psicoterapia.

  • O seu desconforto e sofrimento emocional  já impactam as atividades diárias, o seu trabalho e estudo. Por exemplo, muita ansiedade ou medo pode levar a procrastinação.

  • Vem tendo dificuldades nos relacionamentos interpessoais. Você pode receber queixas de pessoas próximas sobre seu modo de se relacionar, ou você não vem conseguindo se comunicar de modo assertivo, tem sentimentos confusos sobre uma pessoa, ou grupo, muita timidez para se aproximar de alguém, etc.

  • Tem problemas mentais diagnosticados ou problemas de saúde  que afetam seu estado emocional, como por exemplo, transtornos de ansiedade, depressão, doenças crônicas.

  • Baixa autoestima e dificuldade de acreditar no próprio potencial, podendo levar a autossabotagem, ao desânimo e desmotivação, ou ainda, a seguir outras pessoas sem querer.

  • Transições de vida como mudança de carreira, mudança de cidade e de país, divórcio, construção de nova família, luto, que podem causar estresse, tristeza, ansiedade.

  • Se encontra indeciso e sente dificuldade de realizar escolhas ou priorizar aquilo que é mais importante para a sua qualidade de vida.

  • Que ter maior autoconhecimento e busca o desenvolvimento pessoal.  

 
 Se você não vem conseguindo se relacionar bem consigo e com as questões da vida, e busca novos modos de resolver os seus conflitos, ou ainda, se gostaria de conhecer-se de modo mais abrangente e sente-se preparado para dedicar um tempo da semana à ouvir a si, a psicoterapia será um bom caminho!
 

 Texto de autoria da Psicóloga Laura Helena S. Martins (CRP 05/72230)

 

Leave a Comment

Redes Sociais!

A plataforma que conecta terapeutas e pacientes, possibilitando atendimentos online e presenciais.

Fale com o atendimento
Whatsapp
Whatsapp

Entre em sua conta

Ainda não tem cadastro? Abra conta grátis

Avaliação de consulta

Receba o contato profissional com uma avaliação e o valor de sua consulta hoje mesmo!

Programa Apoiar (páginas)

Ver Perfil

Ver Perfil Profissional, Editar, Inserir fotos

Editar Perfil

Ver Perfil Profissional, Editar, Inserir fotos

Notificações

Estatísticas de acesso de visitantes

Feed de Notícias

Posts na timeline dos pacientes

Publicar no Blog

Aumente o alcance de seu perfil

Painel Encaminha

Lista de encaminhamentos

Painel Ads

Gerenciamento de anúncios no Google

Plano Premium

Seu perfil em destaque na plataforma

Painel Financeiro

Sua conta Premium

Minha Conta

Gerenciar conta, alterar senha

Terapia por cidades