Transtorno dismórfico corporal

Psicólogo em Americana Psicóloga em Americana

O transtorno dismórfico corporal, a preocupação com um ou mais defeitos inexistentes ou sutis da aparência resulta em forte angústia ou prejudica a capacidade funcional.

As pessoas normalmente passam muitas horas por dia se preocupando com um suposto defeito, que pode estar em qualquer parte do corpo.

É possível diagnosticar o transtorno quando a preocupação com a aparência causa angústia significativa ou interfere na capacidade funcional.

Determinados antidepressivos (inibidores de recaptação da serotonina ou clomipramina) e terapia cognitivo-comportamental normalmente ajudam.

As pessoas com transtorno dismórfico corporal acreditam que têm uma imperfeição ou um defeito em sua aparência física, e esse defeito é na realidade inexistente ou leve. Elas normalmente realizam determinadas atividades (como olhar no espelho, arrumar-se excessivamente ou comparar-se com outros) devido à grande preocupação com sua aparência.

Diagnóstico

O transtorno dismórfico corporal pode permanecer sem diagnóstico por anos porque muitas pessoas sentem muita vergonha de revelar seus sintomas ou porque, de fato, acreditam que são feias. Este transtorno se distingue das preocupações normais com a aparência física ou da vaidade porque essas preocupações ocupam muito tempo e causam angústia significativa, prejudicando as atividades.

Tratamento

O tratamento com determinados antidepressivos – especificamente inibidores de recaptação da serotonina ( Medicamentos usados para tratar a depressão) ou clomipramina (um antidepressivo tricíclico) – frequentemente é eficaz.

Uma terapia cognitivo-comportamental com foco específico neste transtorno também pode diminuir os sintomas. No caso dessa terapia, os terapeutas ajudam as pessoas a desenvolver crenças mais precisas e úteis sobre sua aparência física. Os terapeutas também ajudam as pessoas a parar com seus comportamentos repetitivos típicos, como ficar olhando no espelho e cutucar a própria pele.

Uma vez que muitas pessoas com esse transtorno não reconhecem que possuem um problema, os médicos podem precisar utilizar técnicas motivacionais para ajudar as pessoas a participarem do tratamento.

Serviços

Como iremos lhe ajudar!

Referência Especializada em Saúde Emocional e Psicológica

Possibilitamos um serviço de atendimento psicológico especializado de modo simples e prático.

  • Atendemos particular e oferecemos descontos para clientes de convênios.
  • Compreenda melhor de que forma e como podemos lhe ajudar.
Vamos ter uma conversa transformadora!
Qual período têm disponibilidade?
ESPECIALIDADES

Especialidades

    Cart