Vamos falar um pouco sobre ansiedade?
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) cerca de 264 milhões de pessoas sofrem de algum transtorno de ansiedade ao redor do mundo. Hoje, com a pandemia do COVID-19, esses dados aumentaram significativamente e em consequência, aumentou significativamente a procura de apoio psicológico diante os riscos, evoluções, dados de mídias e expectativas.
A ansiedade é um sentimento ligado à preocupação, nervosismo, altas expectativas, frustrações ou medo intenso. Apesar de ser uma reação comum e natural do ser humano e com ligações do nosso corpo, a ansiedade pode virar um problema importante e atrapalhar atividades corriqueiras. Certamente deve lembrar de algum momento em que se exaltou, preocupou-se ou sentiu-se mal ao esperar algum acontecimento que traria alegrias. Lembrou?
O que é preciso entender é esse é um processo comum ao ser humano, mas que existe uma diferença com a ansiedade patológica, que a principal causa prejuízos na vida. Vamos entender quais os principais sintomas e o que devemos observar.
As causas da ansiedade variam de pessoa para pessoa e essas nuances são verificadas após a avaliação de um profissional. No entanto, há alguns fatores que podem facilitar o caminho para esse distúrbio, segundo o CID-10 (2018) e algumas observações profissionais:
É importante salientar que a ansiedade é algo inerente ao ser humano e que é uma condição importante para o autocuidado humano. Sem essa comunicação, seria difícil se distanciar de situações de risco. Assim, é um mecanismo necessário de preservação que só se torna um problema quando se perde o controle e a duração desse sentimento.
Saliento que é importante que isso seja acompanhado por profissionais competentes para que seja controlado e atenuados por auxílio de medicamentos (caso o médico avalie a necessidade) como por psicoterapia, onde serão trabalhadas questões referentes ao tema como símbolos, significados, comportamentos, gatilhos, tendências, dificuldades relacionais, dentre outros pontos importantes.
Nós psicólogos estamos preparados para orientá-los e apoiar o processo de cuidar.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.