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Atendimento Psicológico Online


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01 Sessão – Atendimento Psicológico Online

A Orientação Psicológica Online entende-se como um processo breve e pontual, especificamente voltado para a orientação ou aconselhamento psicológico. O Atendimento Online segue as mesmas regras e obrigações éticas e profissionais do atendimento tradicional em consultório, preservando o sigilo e o respeito pelo paciente.

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Descrição

Psicólogo em Americana | Psicóloga em Americana | Psicólogo Americana | Psicóloga Americana |

Atendimento Psicológico Online é uma ferramenta a mais de auxílio no qual se realiza um contato via Skype, WhatsApp com o máximo de 20 sessões, fazendo uso de um computador, uma câmera de video, um microfone, um auto-falante (ou fone de ouvido) e um acesso rápido via internet. Ambos, profissional/paciente, devem ter acesso a essas ferramentas por ocasião da consulta. Existe, ainda, a possibilidade de 2 contatos via e-mail para fins de esclarecer alguma dúvida.

É importante entender a diferença entre Orientação Psicológica Online e Psicoterapia. A Orientação Psicológica Online entende-se como um processo breve e pontual, especificamente voltado para a orientação ou aconselhamento psicológico. A Psicoterapia ó uma intervenção psicológica que requer um processo longo, presencial, realizado em consultório, na qual não se restringe a sofrimentos psíquicos imediatos, mas sim a questões de conteúdos psicológicos mais profundos e de reestruturação da personalidade.

Serviços Psicológicos Autorizados
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Conforme o artigo 1o. da nova resolução 011/2012) são reconhecidos os seguintes serviços psicológicos realizados por meios tecnológicos de comunicação a distância:

 

Art. 1o. São reconhecidos os seguintes serviços psicológicos realizados por meios tecnológicos de comunicação a distância desde que pontuais, informativos, focados no tema proposto e que não firam o disposto no Código de Ética Profissional da(o) psicóloga(o) e esta Resolução:

I. As Orientações Psicológicas de diferentes tipos, entendendo-se por orientação o atendimento realizado em até 20 encontros ou contatos virtuais, síncronos ou assíncronos;

II. Os processos prévios de Seleção de Pessoal;

III. A Aplicação de Testes devidamente regulamentados por resolução pertinente;

IV. A Supervisão do trabalho de psicólogos, realizada de forma eventual ou complementar ao processo de sua formação profissional presencial;

V. O Atendimento Eventual de clientes em trânsito e/ou de clientes que momentaneamente se encontrem impossibilitados de comparecer ao atendimento presencial.

 

Regulamentação

 

De acordo com a Resolução do Conselho Federal de Psicologia, CFP No. 011/2012( http://psicomed.cfp.org.br/resolucoes/resolucao-cfp-no-0112012 ), foram regulamentados os serviços psicológicos online realizados através de meios tecnológicos de comunicação a distância (atendimento online).

Para maiores informações favor acessar o site do Conselho Federal de Psicologia ( http://psicomed.cfp.org.br/ ) ou o site do Conselho Regional de Psicologia ( http://www.crp11.org.br ). Conforme a Resolução 011/2012 do CFP, não é permitida a psicoterapia online! Atualmente são permitidos no máximo 20 contatos ou encontros virtuais síncronos ou assíncronos. Este site aguarda o devido credenciamento junto aos CFP e CRP para prestar Orientação em Psicologia Online.

 

Sigilo e o Código de Ética do Profissional

O Atendimento Online segue as mesmas regras e obrigações éticas e profissionais do atendimento tradicional em consultório, preservando o sigilo e o respeito pelo paciente. Sua identidade e informações são confidenciais. O profissional está obrigado a todas as leis estabelecidas no Código de Ética Profissional do Psicólogo ficando assim garantidos o sigilo, a qualidade, a ética, a responsabilidade e a segurança do serviço oferecido ao paciente. Perante a lei não haverá diferença entre os atendimentos prestados via online e os fornecidos no consultório. Diante desse fato, é de crucial importância que ambos, psicólogo e paciente, estejam guardados sob forte proteção virtual. Faz-se necessáOnline_1200x675_478255588-1200x675ria a existência de anti-vírus, firewalls e sistemas operacionais atualizados. Não se recomenda o uso de computadores públicos. É de obrigação do paciente prover tais meios de segurança para o computador do qual ele, paciente, fará uso. Em si tratando de internet, vale lembrar que sempre haverá o risco de vulnerabilidade dos dados expostos, considerando que a internet não é um meio totalmente seguro. Para melhor preservar o sigilo dos atendimentos, além das recomendações já citadas, recomenda-se fazer a exclusão do histórico do Messenger, Skype, GoogleTalk, ICQ, etc.

 

Para maiores informações, acessar o site do Código de Ética do Profissional de Psicologia ( http://psicomed.cfp.org.br/wp-content/uploads/2012/07/resolucao1987_2.pdf e http://www.pol.org.br/pol/export/psicomeds/default/pol/legislacao/legislacaoDocumentos/codigo_etica.pdf).

Sessões

Os serviços psicológicos através de computador são considerados breves e focais. O CFP tem adotado para os atendimentos online o número máximo de 20 sessões. Esse contato acontece via internet de 1 a 2 vezes por semana, com duração de 50 minutos ininterruptos. Isso deve ser feito em um ambiente sigiloso, tranquilo, sem interrupções, no qual o paciente possa se concentrar e ao mesmo tempo se sentir à vontade para falar sobre os seus problemas. A marcação das consultas deverá acontecer de forma prévia, estando ambas as partes de acordo e cientes do compromisso. A pontualidade é indispensável nessa forma de contato. Os atrasos não serão compensados. Caso aconteça uma falha na comunicação, ambas as partes entrarão em um acordo quanto aos possíveis custos e responsabilidades.

 

Indicação

O atendimento online é uma ferramenta de ajuda ao paciente, porém jamais deverá substituir a relação pessoal no consultório. Trata-se de uma forma de comunicação a distância que visa a um atendimento informativo, focal e temporário, onde não haja comprometimento do Código de Ética Profissional do Psicólogo. Em geral, se aplica a situações extraordinárias nas quais haja o impedimento ou inviabilização do contato no consultório. Todavia, o mesmo deverá ser de forma temporária, visando suprir uma necessidade imediata e circunstancial do paciente, como por exemplo pacientes em trânsito ou que se encontrem temporariamente impossibilitados de comparecer ao consultório por motivo de força maior.

 

Público Alvo e Autorização para menores de 18 anos

Os atendimentos online se destinam aos maiores de 18 anos que desejem receber serviços de orientação psicológica e aconselhamento. Em se tratando de menores de 18 anos de idade é imprescindível a autorização legal dos pais ou responsáveis, de preferência por escrito. Esta autorização será discutida com os pais ou responsáveis antes do atendimento.

Pré Agendamento de Consulta

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