Você já deve ter ouvido a frase “Conhece-te a ti mesmo”. É um pensamento da Grécia Antiga, mas com uma visão que continua muito atual: a de que o autoconhecimento é indispensável para uma vida equilibrada e feliz. Quem se conhece certamente sabe lidar melhor com suas emoções e pensamentos – sejam eles bons, ou nem tanto.
A jornada do autoconhecimento, porém, nem sempre é fácil. Conhecer a própria essência exige um mergulho na sua história. Durante esse processo, muitas questões adormecidas podem vir à tona – e até causar alguma dor. Mas refletir sobre elas é um processo transformador e muito benéfico.
A psicoterapia permite um novo olhar sobre essas questões e vivências – que podem explicar muito sobre quem você é. Por meio dela, você poderá se conhecer mais profundamente, trabalhar conflitos e até mesmo mudar padrões mentais limitantes, que foram construídos no decorrer do caminho e que, muitas vezes, você nem se deu conta de estarem enraizados em suas emoções.
Quanto mais nos conhecemos, mais aptos estamos para enxergar nosso mapa interno, compreender os caminhos que nos trouxeram até aqui, quais são os próximos a serem trilhados, com quem queremos trilhá-los e até onde podemos ou devemos ir. O autoconhecimento faz com que sejamos nossa própria bússola.
Para que as oportunidades da vida possam ser vistas e acolhidas, também é muito importante que você se conheça melhor. Aceitar desafios, encarar as novidades e romper com as zonas de conforto acontecem mais facilmente quando você busca o autoconhecimento.
É preciso resistirmos à tendência natural de criarmos uma visão fechada sobre quem somos. Esta autoimagem, muitas vezes, pode até servir como escudo protetor, mas não nos define integralmente.
A psicoterapia ajuda muito na condução deste processo de autoconhecimento, revisitando valores e crenças, para que você possa lidar melhor com os seus estados emocionais. Conhecendo-se melhor é natural que você tenha os recursos necessários para se sentir mais forte para fazer escolhas e mais seguro para conduzir sua vida – hoje e no futuro.
#autoconhecimento #saberquemsou #mudarfazbem #saudeemocional
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.