Para começar, uma breve descrição do que é afeto – está relacionado aos acontecimentos que nos rodeiam e como somos afetados por eles, como reagimos ao que nos é apresentado. Uma forma de representa-los socialmente é o sentimento (aqueles conhecidos – amor, ódio etc…). Então, quando algo os afeta, sentimos e nos emocionamos.
Quando não é possível identificar e nomear sentimentos e emoções, fica difícil lidar com os acontecimentos, pois você não saberá nem por onde começar. O mundo vivencia uma ameaça invisível à olhos nus, e a insegurança e a ansiedade estão presentes quase em tempo integral, por isso o autoconhecimento é indispensável. Insegurança e ansiedade são emoções naturais ao ser humano e que podem ser úteis para sua sobrevivência, porém, se você sente que é demais e que não está dando conta, dê atenção aos “comunicados” do seu corpo.
Ao sermos afetados por uma emoção, os sentimentos são “recuperados”, ou seja, ao vivenciar a situação, tudo aquilo que já passou é resgatado, como se fosse um caminho em que, todas as vezes que você sente emoção X, relembra os momentos que foram vivenciados sob a influência dessa mesma emoção. E, quando se trata da população idosa, que já vivenciou muitas coisas, passando por guerras, doenças, e acompanha diversos outros momentos da atualidade, como o advento da internet, por exemplo, esse caminho é longo e não pode ser desconsiderado.
Para lidar com tantas novidades, mudanças de padrões sociais, novas formas de viver e interagir, é preciso um tempo para assimilação do processo. Como fazê-lo se tudo hoje é tão rápido? Se conhecendo, entendendo seus limites e aprendendo com os erros e acertos. Dando espaço para que o novo faça parte da sua vida e não cristalizando os pensamentos. Assim, será possível trabalhar suas emoções e, além disso, lidar com elas. Se há algum tempo atrás, a psicoterapia era mal vista e a população idosa pouco tinha acesso, hoje tudo mudou. A psicoterapia tem seu espaço e está disponível nos mais diversos lugares para todas as pessoas, inclusive as idosas. Nunca é tarde para se enveredar no caminho do autoconhecimento.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.