Assim como as campanhas anuais com alerta ao cuidado a saúde, como por exemplo o ” outubro rosa” que enfatiza a prevenção ao câncer de mama, o Janeiro Branco também foi idealizado com esse intuito do cuidado a saúde mental, essa idealização surgiu de um psicólogo mineiro, e agora em 2022 já completa 9 anos essa campanha !
E esse cuidado com a saúde mental, pode e deve se iniciar nos hábitos que criamos e desenvolvemos em nosso dia a dia .
A seguir serão descritas algumas estratégias que parecem simples, mas que feitas com constâncias, trazem resultados positivos para a qualidade de vida, e afinal as coisas mais simples são consideradas as mais importantes… Então vamos lá :
” Os estímulos sensoriais , como o vento batendo na pele, o cheiro das plantas, os sons dos pássaros e observar a paisagem natural , mais a junção do caminhar nesse ambiente, ou seja, a junção dos estímulos motores com os sensoriais, acabam por aumentar a plasticidade cerebral ou neuroplasticidade, estando relacionado ao bem estar físico e mental . “
2. Ajudar Alguém
Auxiliar e/ou ajudar alguém, ativa o senso de pertencimento, por isso nos sentimos bem em saber que estamos sendo úteis, trazendo nesses momentos de ajuda, a noção de significado da própria existência .
3. Momentos de lazer
“ Mesmo quem ama muito o trabalho e se sente confortável e motivado em passar horas dedicadas a esse projeto, precisa de um momento de descanso. Sair com os amigos, estar com a família, ficar em casa assistindo o programa preferido: entenda lazer como uma pausa na rotina para respirar novos ares e recuperar as energias . ”
4. Não tenha medo de pedir ajudar
“ É PRECISO RECONHECER QUE PEDIR AJUDA É UMA DEMONSTRAÇÃO DE CORAGEM E FORÇA, NÃO DE FRAQUEZA. RECONHECER QUE NÃO ESTÁ TUDO BEM FAZ PARTE DO PROCESSO E ABRE A PORTA PARA A ENCONTRAR UMA SOLUÇÃO VÁLIDA. “
CUIDE DE VOCÊ !