A Psicologia Analítica aborda a Psicoterapia fundada nas teorias do psiquiatra suíço Carl Gustav Jung. Seus principais conceitos se constituíram a partir de seus estudos sobre religiões, mitologia comparada, antropologia e alquimia, além de sua proximidade com a Psicanálise de Sigmund Freud.
A Psicoterapia nesta vertente possibilita um olhar para os diversos aspectos da vida de uma pessoa, sejam eles no campo do trabalho, estudo, relações interpessoais e até a sua relação consigo mesmo. Compreendemos que os vários conflitos que existem nessas áreas podem ter origens profundas e acabam comprometendo as experiências da pessoa – eles acabam atuando como uma espécie de “lente” que faz com que enxerguem as situações de maneira “distorcida”, causando angústias e medos.
Tendo isso em mente, o papel da terapeuta é o de direcionar o paciente a fazer conexões e unificar as experiências psicológicas, interpessoais e culturais, processo que se chama individuação e que faz parte da jornada pessoal do paciente. Uma pessoa a caminho da individuação tem cada vez mais recursos para viver de uma forma equilibrada e com sentido de autorrealização.
Textos de apoio
https://ajb.org.br/psicologia-analitica/
http://institutojunguianorj.org.br/jung-e-a-psicologia-analitica/