🆘 “Pensei que era amor, mas era dependência emocional”🚫
🔘A dependência emocional é uma relação de apego afetivo exagerado, que pode acontecer na vida de casal, mas também nas relações familiares ou de amizade. A pessoa simplesmente não consegue ser feliz sozinha. Ela depende dos outros, do que fazem e dizem para se sentir feliz, amada ou realizada.
🔘 As causas da dependência emocional estão associadas ao medo de errar e de ser rejeitado, além do medo de ficar sozinho. Podem ter origem numa infância superprotegida ou ser consequência de alguma situação traumática. Isso é projetado na vida adulta, e a pessoa depende dos demais para reconhecer suas virtudes.
🔘 Para superar a dependência emocional, o primeiro passo é reconhecer que ela existe, que se trata de um problema que precisa ser enfrentado. Por isso, é importante saber abordar o tema com empatia, pois quem é dependente emocional tem a sensação de que não pode viver sem a outra pessoa. O fundamental é se mostrar como um ponto de apoio equilibrado, em que ela pode confiar e mostrando que existem relacionamentos em que a pessoa pode ser como ela realmente é. Como impera a baixa autoestima, ajuda falar sobre e reafirmar suas potencialidades.
🔘 A pessoa depende emocional pode contar com o apoio de um psicólogo para rever as bases dos seus atuais relacionamentos, entender em que pontos há desequilíbrio e começar a consolidar as mudanças necessárias. 🍃