Não existe mudança sem que haja vontade disso. Como escreveu Contardo Calligaris, o terapeuta pode até querer que o paciente mude, mas mudança não é algo que possa ser imposto.
O sujeito já percebe algum sofrimento, algum desconforto, ao buscar a psicoterapia – ainda que tenha dificuldade em identificá-lo. Na clínica psicanalítica entende-se que o sujeito busca ajuda terapêutica quando o seu sintoma já não consegue mais dar conta de satisfazer o indivíduo. Pois, sim, nós encontramos satisfação nos nossos sintomas e por isso resistimos em abandoná-los.
Psicoterapia não é para todos e a qualquer tempo. Psicoterapia é para aqueles que desejam realocar a relação com o seu sintoma. Psicoterapia é para aqueles que buscam sustentar tudo isso, bancando o seu desejo e responsabilizando-se no processo de mudança. Psicoterapia é, antes de tudo, para aqueles que (ainda) desejam.
::: John Silveira I Psicólogo I CRP 07/36303 :::
#psicoterapia #psicologia #psicanalise #psicologiaclinica #clinicapsicanalitica #sintoma #contardocalligaris #calligaris #desejo #desejar #mudanca
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.