A terapia cognitivo-comportamental é uma abordagem que vem ganhando espaço entre os terapeutas e tem ajudado muito os pacientes a entenderem sua dinâmica de funcionamento, a lidarem melhor com as suas emoções e manejarem melhor seus pensamentos, fazendo uma ponte assertiva entre eles e seus sentimentos.
A terapia cognitivo comportamental uma abordagem que acredita que a forma que interpretamos as situações que nos acontecem, interferi diretamente nas emoções e consequentemente influencia nosso comportamento (reações), podendo causa desconforto, dor, alegria, tristeza ou qualquer outra sensação ou comportamento.
Na psicoterapia através dessa abordagem serão identificadas crenças e pensamentos construídos, e através de técnicas trabalha-se a mudança cognitiva e comportamental do paciente, para que ele consiga lidar de forma mais leve e assertiva com seus pensamentos, emoções e sentimentos, promovendo um funcionamento mais saudável e uma qualidade de vida melhor
No tratamento da ansiedade, depressão, síndrome do pânico, síndrome de burnout, transtorno do estresse pós-traumático, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, transtornos de humor, fobias, transtornos alimentares e compulsões.
A terapia cognitivo-comportamental é uma abordagem criada pelo psiquiatra Aaron Beck, na década de 60 e teve grande notória por conta do êxito em paciente com depressão. Dentre todas as terapias, é a que mais tem ensaios clínicos que confirmam sua efetividade.