#setembroamarelo
10 de Setembro: Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio
Mitos e Verdades sobre o Suicídio
MITO: As pessoas que tentam suicídio estão exercendo livremente a sua escolha.
VERDADE: Grande parte daqueles que tentam suicídio padeciam de um transtorno mental, diagnosticado ou não, no momento do suicídio. É difícil falar de liberdade de escolha nesse contexto, já que em muitos casos, a doença mental altera o juízo crítico e a percepção que o indivíduo tem da realidade.
MITO: Quem quer se matar não fala.
VERDADE: De cada 10 pessoas que se suicidam, 09 expressam suas intenções. Nos dias ou semanas anteriores ao ato, cerca de 60% dos que se suicidaram consultaram com médico ou outro profissional a quem expressaram seus desejos de morte.
MITO: Perguntar a uma pessoa sobre seus desejos de morte aumenta o risco de realizá-lo.
VERDADE: Está demonstrado que falar sobre suicídio com uma pessoa com tal antecedência, ao invés de incitá-la, reduz o risco de cometê-lo e pode ser a única possibilidade que se oferece ao indivíduo para uma análise de seus propósitos autodestrutivos.
MITO: Os que tentam suicídio não se suicidam.
VERDADE: Uma tentativa de suicídio é o mais importante preditor de futura tentativa e de suicídio. Cerca de 1% a 2% dos que tentam suicídio vão se suicidar durante o primeiro ano depois de sua tentativa, e entre 10% e 20% vão fazê-lo ao longo de suas vidas.